A Importância dos Extratos Bancários na Contabilidade das Empresas.
Muitas empresas ainda pensam ser dispensável a entrega da documentação que comprove a movimentação bancária (extratos), o que é um grande erro, toda a documentação bancária deve ser mandada para a contabilidade mensalmente.
“Depósitos sem a devida comprovação da receita(emissão de NF, duplicatas, etc.) são considerados pela legislação, como receita omitida, sujeitando-se as severas penalidades para a empresa e para os sócios”(informação fiscal)
Para evitar problemas com o fisco:
- Toda a pessoa jurídica deve manter a sua conta bancária exclusivamente com os movimentos da Pessoa Jurídica, sem misturar, seja qual for o motivo ,com o movimento particular dos sócios.
Observar o “Principio da Entidade”, onde diz que tem de haver plena distinção entre Pessoa Física e Jurídica, ou seja, o patrimônio ou movimentação financeira da empresa JAMAIS devem se misturar com o patrimônio ou movimentação financeira de seus sócios ou de outras empresa no caso de grupos empresariais.
- Todos os cheques devem estar relacionados ao comprovante da obrigação paga.
- Valores depositados devem estar relacionados aos valores de venda à vista, duplicatas de clientes e outros valores recebidos.
- Os extratos bancários de todas as contas mantidas pela empresa são INDISPENSÁVEIS para a contabilidade, para devida contabilização e conciliação das operações.
- Após o encerramento de cada mês os extratos e documentos bancários devem ser entregues ordenados por data(verificar a continuidade dos saldos) até o 5º dia do mês seguinte.
- Igualmente são indispensáveis os extratos de aplicação financeira.